Durante a sessão ordinária desta terça-feira (1º), o vereador Rafael Policial apresentou um Projeto de Lei que concede o Título de Cidadão Patoense ao artista plástico José Roberto do Nascimento, conhecido artisticamente como Roberto Nass.
Pernambucano de Caruaru, Nass reside na Paraíba há cerca de 30 anos e tem se destacado na promoção da arte urbana e sustentável.
Seu trabalho inclui oficinas de grafite e pintura, desenvolvidas em escolas públicas e privadas, além de painéis urbanos em espaços como prefeituras, museus e empresas. A proposta das oficinas é proporcionar às crianças e jovens o aprendizado de técnicas artísticas enquanto estimulam a criatividade e a expressão cultural.
Além do impacto na cena artística, Roberto Nass também tem forte atuação social. Há anos, ele colabora voluntariamente com a Associação de Pais e Amigos de Autistas (ASPAA), integrando a arte a eventos culturais da cidade de Patos. A causa do autismo é uma luta pessoal para o artista, que é pai de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e participa ativamente de campanhas de conscientização.
Com um currículo extenso, Nass foi o primeiro artista a representar Patos com uma obra no Museu Nacional da República, em Brasília. Em 2022, venceu uma enquete entre artistas de Patos, Campina Grande e João Pessoa, sendo selecionado para expor na celebração do Centenário do Rádio no Brasil. Sua pintura retratou um casal sertanejo ouvindo rádio e registrou a frase icônica: “Patos falando mais alto para mais longe”, dita por Ernani Satyro.
Seu talento também chamou a atenção do Instituto Alok, que o contratou para pintar um grande painel na fachada da APAE de Cajazeiras. Com um estúdio próprio ao lado do Teatro Municipal de Patos, Roberto Nass segue expandindo seu legado artístico e social, consolidando sua contribuição para a cultura local.
Assessoria